Equipa de Avaliação Interna e Gestão da Qualidade (EAIGQ)
O Espaço da Equipa de Avaliação Interna e Gestão da Qualidade (EAIGQ) é dedicado à divulgação alargada dos resultados decorrentes do processo de gestão da qualidade e melhoria contínua do Agrupamento, operacionalizado pela Equipa de Autoavaliação (EAA) e pela equipa EQAVET (dedicada especificamente às práticas de gestão em educação e formação profissional), em alinhamento com o planeamento estratégico institucional.
É disponibilizada aqui, para consulta, toda a documentação referente à atuação específica da equipa EAA e da equipa EQAVET.
A autoavaliação define-se como um instrumento fulcral à promoção da qualidade educativa e à melhoria da qualidade das organizações escolares. A lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, designada por “Lei do Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino não Superior”, preconiza um sistema de avaliação que inclua a “avaliação externa” e a “autoavaliação”, sendo esta articulada com a primeira.
O artigo 6º da referida lei, baseia o processo de autoavaliação nos princípios seguintes:
- Avaliação do “grau de concretização do projeto educativo e modo como se prepara e concretiza a educação, o ensino e as aprendizagens das crianças e alunos, tendo em conta as suas características específicas”;
- Avaliação do “desempenho dos órgãos de administração do agrupamento, abrangendo o funcionamento das estruturas escolares de gestão e de orientação educativa, o funcionamento administrativo e a gestão dos recursos”;
- Avaliação do “nível de execução de atividades proporcionadoras de climas e ambientes educativos capazes de gerarem as condições afetivas e emocionais de vivência escolar propícia à interação, à integração social, às aprendizagens e ao desenvolvimento integral da personalidade das crianças e dos alunos”;
- Avaliação do “do sucesso escolar, avaliado através da capacidade de promoção da frequência escolar e dos resultados do desenvolvimento das aprendizagens escolares dos alunos em particular dos resultados identificados através dos regimes em vigor de avaliação das aprendizagens”;
- Promoção “de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa”.
Ficha de Ação da Equipa de autoavaliação
Documentos da EAA
Inquéritos aos pais e encarregados de educação 2021
«Relatório de autoavaliação» o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo, à avaliação das atividades realizadas pelo agrupamento de escolas e da sua organização e gestão, designadamente no que diz respeito aos resultados escolares e à prestação do serviço educativo.
Sistema de garantia da qualidade na educação e formação profissional
“Quadro de Referência Europeu”
A Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres está a implementar, desde setembro de 2019, um sistema de garantia de qualidade para a educação e educação profissional(EFP) em alinhamento com o Quadro EQAVET, tendo por base a missão, visão e valores do Agrupamento, enquadrados no nosso Projeto Educativo.
Este sistema implica o estabelecimento de critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam procedimentos de monitorização regulares e envolvem mecanismos de avaliação interna e externa, num processo contínuo de ajustamento e melhoria que pressupõe uma forte articulação entre os diferentes stakeholders – decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, docentes/profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais.
Um ano depois de iniciado o processo de alinhamento, decorreu o processo de verificação da conformidade EQAVET, através da visita de uma Equipa de Peritos à Escola, que resultou na atribuição do Selo de Conformidade EQAVET, pelo período máximo previsto, que corresponde a três anos.
No prosseguimento deste processo de alinhamento, a partir dos objetivos estratégicos definidos para a gestão da EFP e alinhados com os objetivos estratégicos do Agrupamento, continuaremos a implementar e aperfeiçoar as nossas práticas de monitorização e análise/reflexão partilhadas com stakeholders internos e externos, numa cultura de melhoria contínua, transparência de comunicação e proximidade entre os diversos elementos da nossa comunidade.
Documentos EQAVET
- Atribuição do selo de conformidade EQAVET – ver
- Guia de orientações do ensino profissional – ver – atualizado em 2019 – ver
- Plano anual de atividades (PAA) – ver (aceder como visitante)
- Relatório do PAA – 19/20 – 20/21
- Relatórios Erasmus +: Projeto CLIL in VET – Projeto 4 C
- Projeto STEP 1 – 19/20 – 20/21
- Relatório STEP 1: 11ºB 19/20 – 12ºB 19/20 – 12ºB 20/21
- Projeto EQAVET do AEFA – ver
- Relatório do operador – ver
- Relatório de progresso anual – 1º relatório – 2º relatório – 3º relatório
- Relatório de atribuição do selo de conformidade EQAVET 2024 – ver
Dados recolhidos EQAVET
Inquéritos de satisfação:
Informações
- Informações gerais sobre Provas e Exames 2023 – ver
- Informações do Júri Nacional de Exames 2023 – ver
- Calendário de Exames Nacionais 2023 – ver
- Informação calculadoras 2023 – ver – lista exemplificativa – ver
Informações para inscrição nos exames e provas 2023 – PIEPE – ver
- Manual de instruções para inscrição nos exames 2023 – aqui
- FAQs sobre inscrição 2023 – ver
- Regulamento das Provas e Exames 2023 – ver
- Guia Geral de Exames 2023 – ver ou pdf
- Datas dos exames nacionais e PEF do AEFA 2023 – ver
- Instruções gerais alunos AEFA 2023 – ver
- Datas da componente oral dos Exames de Inglês (550) e Francês (517) 2023 – ver
- Modelo para consulta de exames/prova 2023 – aqui
Banco de Exames e Provas
O Banco de Exames e Provas é um arquivo de todos os instrumentos de avaliação concebidos no âmbito da missão do GAVE/IAVE, desde 1997. Neste arquivo podem ser consultados e descarregados os ficheiros relativos às provas de aferição, às provas de exame nacional (ensino básico e ensino secundário) e aos testes intermédios.
Informações úteis para acesso ao ensino superior
- Relativamente ao pedido de atribuição de senha para acesso ao ensino superior, o pedido deve ser feito aqui. O recibo do pedido deverá ser enviado para o email sae@ae-fa.pt para ser certificado pelo AEFA.
- Página com informações úteis para o Acesso ao Ensino Superior – Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior » Deliberações
- Calendário das Provas de aferição 2024 – ver