Visita de Estudo ao Porto

No passado dia 16 de março, os alunos do 8º ano e do 11ºB deslocaram-se até ao Porto para visitar a Casa da Música, onde puderam verificar que a acústica das salas estava relacionada com os materiais usados no revestimento das mesmas assim como do número de pessoas que assistem aos espetáculos, pois elas próprias são materiais absorvedores das ondas sonoras… Ainda nos foi permitido assistir um pouco ao ensaio da orquestra que decorria na sala Suggia, uma das dez melhores salas, em termos acústicos, do mundo!

A visita ao Museu Interativo e Parque Temático “World of Discoveries” proporcionou uma excelente experiência de aprendizagem fora do contexto escolar, aproximando os alunos de um momento marcante da nossa História: os Descobrimentos.
Em duas salas temáticas, os alunos tiveram acesso a informações sobre os vários tipos de embarcações e os instrumentos de navegação usados pelos nossos aventureiros e corajosos antepassados e sobre a evolução dos mapas mundiais.
Noutra sala, visitaram uma imitação do interior de um navio antigo. Seguidamente, dirigiram-se a outra zona que representava o local onde eram construídas e reparadas as barcas, caravelas, naus.
Foi uma ótima possibilidade de ver a odisseia dos marinheiros portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo até então desconhecido!
E como disse Fernando Pessoa “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.

Leonardo Da Vinci foi um verdadeiro homem do Renascimento, destacando-se em várias áreas como a pintura, escultura, mecânica, medicina, anatomia, entre outras. Os alunos tiveram a oportunidade de ver uma exposição onde puderam observar a grandiosidade deste génio através de réplicas de pinturas, como a famosa Monalisa e a Última Ceia, e de uma variedade de construções inventadas por ele.