Em Março a Ciência entrou na tua sala!

Este mês o Clube de Ciência Viva no AEFA, para a sensibilização para a atividade científica, proporcionou diversos Workshop aos alunos do agrupamento:

– Os alunos do Clube dinamizaram o workshop “Vamos reciclar esferovite” para os alunos do Pré-escolar, onde demonstraram dominarem o manuseamento dos diversos materiais e desenvolveram as suas capacidades de comunicação.
Levar a ciência aos mais pequenos é sempre uma experiência muito gratificante!!!

– O Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra, a convite do CCVnAEFA, dinamizou dois Workshop:
• “O que há dentro dos robôs?”
O que são robôs? Para que servem? Como há dentro deles? Como funcionam?
A estas perguntas obtiveram resposta os alunos do 5.º ano, no dia 20 de março durante este workshop muito interessante e enriquecedor. Depois de esclarecidos os alunos puseram a “mão na massa” e construíram o seu próprio robô que reagia à luz. De seguida puderam ainda experimentar outros que reagiam à radiação infravermelha, a mesma que faz com que os comandos das nossas televisões funcionem e outro que media distâncias, funcionava de forma semelhante aos sensores de estacionamento dos automóveis.
• “Saúde em movimento” onde os alunos, na sala BIL, desenvolveram algumas atividades em grupo, alusivas à temática de alguns sistemas do corpo humano (digestivo, respiratório e excretor) em que os alunos eram convidados em grupo, a colocar as “mãos na massa”, na realização das diversas atividades, que foram bem aceites, do agrado de todos, enquadradas nas aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais e propiciador de aprendizagens, com enquadramento de novas metodologias didáticas.

– O CCVnAEFA também convidou a Plataforma da Ciência Aberta para dinamizar o Workshop “Vamos energizar” onde os alunos foram desafiados a construir uma turbina eólica, o mais eficiente possível, com a recuperação de materiais já utilizados! A importância da utilização das energias renováveis para contribuir para a redução do efeito de estufa, temas relacionados com as aprendizagens essenciais, foi a ponte para este desafio…
O nosso obrigada a toda a equipa da Plataforma da Ciência Aberta e à Ana e Raquel (responsáveis do Exploratório) pela vossa disponibilidade e paciência.

Artigos Recentes