Dia da Árvore – Dia Internacional da Floresta

No dia 21 de março- Dia da Árvore e Dia Internacional da Floresta, os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres participaram em atividades desenvolvidas na Serra da Esgalhada, no âmbito da educação ambiental. 

Iniciou-se o dia com a libertação de uma ave que faz parte da avifauna de Fornos de Algodres- a águia-de-asa-redonda, com a colaboração do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). Esta ave encontrava-se debilitada tendo o referido Centro procedido à sua recuperação. 

Nas atividades de sensibilização e consciencialização para a importância da floresta, orientadas pelo biólogo Hugo, foram dados a conhecer o nome de espécies arbóreas e seres vivos animais ali existentes, assim com algumas das suas características. Os alunos participaram numa atividade de carácter lúdico-pedagógica que se prendeu com questões ambientais. 

Num outro espaço monitorizado pela engenheira ambiental da Câmara Municipal, os alunos participaram ativamente na plantação de carvalhos e fez-se uma abordagem alusiva à reflorestação. 

No espaço que protagonizou a Ovelha Bordaleira, foi contada a história” Ovelhinha, dá-me lã”.  Foram ainda transmitidos ensinamentos sobre os produtos de valor económico e de importância local feitos a partir do que provém das ovelhas. 

Houve um espaço reservado à apresentação dos diferentes tipos de bico das aves que são uma das diferenças entre as espécies, prendendo-se as mesmas, diretamente, com a alimentação desse grupo de seres vivos. 

A importância das abelhas para a manutenção da vida na Terra teve também, neste dia, o seu espaço. Destacou-se o papel destes insetos na polinização de diversas espécies, referiram-se características que vão desde a sua capacidade de comunicação, à “sociedade estratificada” em que vivem e respetivas tarefas. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de ver um ninho de vespa asiática e foram afloradas as ameaças e desequilíbrios que essa espécie invasora provoca. 

Um elemento do CERVAS prestou esclarecimentos sobre o trabalho realizado por esse Centro, fez uma pequena exposição sobre o material biológico de alguns animais (ossos, e outras partes) e o papel crucial de alguns seres vivos no ambiente.