Clube de Ciência Viva

No dia 25 de janeiro procedeu-se à preparação no Clube de Ciência Viva (CCV) dos detetores de radão (gás radioativo) e à sua respetiva instalação no concelho de Fornos de Algodres.
Estes irão ficar instalados durante três meses em vários locais do concelho para depois se proceder à análise das quantidades de radão existentes e verificar se as mesmas poderão ser prejudicais à saúde.
O CCV desde já agradece a todos os que connosco colaboraram e procederam à instalação dos detetores:
https://view.genial.ly/63d19c9798d4f1001916e96b/interactive-image-interactive-image
Esta “aventura” começou o ano passado, no Dia do Cientista, com a palestra da Dr. Sandra Soares do departamento de Física da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigadora do Investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP): “Radão, o Inquilino Silencioso”.
Os detetores foram conseguidos através do Dr. Luís Peralta do departamento de Física da Universidade de Lisboa e também investigador do LIP, a quem agradecemos a sua colaboração tanto na aquisição dos detetores, como na informação disponibilizada para o manuseamento dos mesmos.
A análise dos detetores, daqui a três meses, será realizada na UBI, pelos alunos do CCV com a colaboração da professora Sandra Soares e a divulgação dos resultados está prevista para o Dia do Cientista (16 de maio de 2023).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Artigos Recentes