Visita ao Centro de Ciências da Computação da ANPRI

No dia 9 de abril, os alunos do curso profissional técnico de informática – sistemas tiveram uma experiência enriquecedora ao visitarem o Centro de Ciências da Computação da ANPRI. Durante essa visita, os estudantes participaram numa série de oficinas práticas voltadas para o aprimoramento das suas habilidades na área da tecnologia.
Uma das oficinas oferecidas foi sobre a soldadura de componentes eletrónicos, uma habilidade fundamental para quem trabalha com hardware. Nessa atividade, os alunos aprenderam técnicas precisas de soldagem e tiveram a oportunidade de praticar em componentes reais, adquirindo competências essenciais para futuros projetos no campo da eletrônica. Outra oficina emocionante foi a criação de um jogo no Roblox, uma plataforma popular para o desenvolvimento e partilha de jogos online. Durante essa atividade, os alunos exploraram conceitos de design de jogos e programação para criar um jogo personalizado e interativo, demonstrando a sua criatividade e habilidades técnicas.
Além disso, os estudantes também participaram numa oficina de programação com a placa Arduino, uma ferramenta versátil amplamente utilizada no desenvolvimento de projetos electrónicos. Durante essa atividade, eles aprenderam a programar a placa Arduino para realizar diversas funções, desde um simples projeto de automação até sistemas mais complexos.
A visita de estudo proporcionou aos alunos uma oportunidade única de aprendizagem prática e interativa, complementando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Espera-se que essas experiências contribuam significativamente para o desenvolvimento profissional e académico dos alunos.