Erasmus+ 4C

PROJETO ERASMUS+ 4C

Num ano letivo inesperadamente atípico que limitou as relações interpessoais e impôs novos horários, novos ritmos de trabalho e de vida houve também muitos acontecimentos felizes e marcantes na vida dos nossos alunos.

Vencendo todas as contrariedades impostas pelo estado de emergência a que nos obrigou o Covid 19, os alunos do 11º A, da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres, não baixaram os braços, contornaram os obstáculos e quiseram partilhar com toda a comunidade a sua experiência no projeto Erasmus+ 4C através de breves testemunhos, retirados de tarefas realizadas no âmbito da disciplina de Português (que poderão ser lidos na íntegra no Facebook do AEFA), e de um vídeo intitulado “O sonho de um Erasmus ou um Erasmus de sonho”.

Apresentação do Projeto

Vivemos num mundo em constante e rápida mudança, pelo que a Escola atual enfrenta a necessidade de preparar os alunos para empregos que ainda não foram criados, tecnologias que ainda não foram inventadas e problemas que ainda nem sabemos que irão surgir.

Este projeto denominado 4C, que significa pensamento Crítico, Comunicação, Colaboração e Criatividade, nasceu da necessidade de todas as escolas intervenientes melhorarem o seu ambiente de aprendizagem no ensino das competências do século XXI. O seu principal objetivo consiste na troca de boas práticas de ensino-aprendizagem das mesmas, melhorando, desta forma, o atual sistema de ensino. Consequentemente, os alunos sentir-se-ão mais motivados a alcançar melhores resultados o que combaterá o insucesso escolar, o qual habitualmente leva ao abandono escolar.

Cinco escolas de cinco países (Letónia, Reino Unido, Itália, Dinamarca e Portugal) participam neste projeto, destinado a alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. Para cada uma das quatro partes principais do projeto (Pensamento Crítico, Comunicação, Colaboração e Criatividade) foram planificadas várias tarefas e atividades para atingir os objetivos do mesmo. Algumas das metodologias que serão utilizadas para levar a cabo o projeto são a plataforma e-Twinningworkshops, conferências, trabalhos de pesquisa, experiências, apresentações e discussões, entre outras. Os parceiros encontrar-se-ão durante 5 atividades LTT: 3 mobilidades, de curta duração, para alunos e 2 para professores.

Serão implementados métodos inovadores no processo de ensino-aprendizagem no âmbito das TIC, bem como realizado trabalho em equipa e aperfeiçoado o uso do Inglês como língua comum, tornando-nos membros mais competentes da UE. Cada escola tornar-se-á num ambiente mais moderno, dinâmico e profissional, com alunos e professores mais competentes.

Consulta aqui os testemunos

Erasmus na primeira pessoa

"O sonho de um Erasmus ou um Erasmus de sonho"