Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica

No dia 24 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Cultura Científica, para homenagear o divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, notável professor de Física e Química e poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão, que nasceu nesta data.
A substrutura de Físico-Química, o Clube Ciência Viva e as diretoras de turma do 3º ciclo, num trabalho interdisciplinar, dinamizaram o evento “Experiências feitas poesia”. O envolvimento dos alunos foi notável na realização de um conjunto de atividades experimentais, na declamação de alguns dos poemas mais marcantes de António Gedeão e, ainda, na pintura de duas telas.
A dedicação e empenho de professores e alunos permitiram tornar este evento num momento de partilha entre a escola e a comunidade, tendo os encarregados de educação/pais presentes enaltecido a iniciativa.
Foi ainda aproveitada a ocasião para dar a conhecer e aplaudir a autora do logótipo do CCV, Maria Trindade, aluna do 9ºB.
Posteriormente, foi, ainda possível testemunhar o encanto dos presentes com as observações astronómicas de Saturno e Júpiter e das crateras da lua… ficaram maravilhados com as imagens capturadas pelo telescópio. Esta foi uma atividade fascinante, que permitiu ver de perto o longínquo universo.
A comemoração deste dia começou com um seminário ambiental para os alunos do ensino secundário e terminou, no dia 28 de novembro, com o Show “A minha bicicleta calcula áreas” que deixou os nossos alunos muito surpreendidos com as aplicações da matemática em situações da vida real!