Clube de Ciência Viva | Atividades para os alunos – dezembro de 2022/2023.

Durante o mês de dezembro de 2022/2023 o Clube de Ciência Viva dinamizou três atividades para os alunos.

A primeira resultou da participação do projeto Green Cork, dinamizado pela LIPOR em parceria com a Quercus e a Maiambiente – Desafio III – Enfeites de Natal com cortiça. Nesta atividade foi montada a “Árvore de Natal Química” recorrendo apenas a material de laboratório, onde usamos rolhas de cortiça para tapar alguns dos recipientes usados em química, como suporte das “Estrelas de Cristais” elaboradas no clube, para desejar as “Boas Festas” químicas com letras de cortiça e numa “Estrela de Natal”, para aproveitar as rodelas dos fundos das rolhas usadas na árvore.

No dia 14 de dezembro decorreu a atividade “Ver o Invisível” para os alunos do 3º ano da Escola Básica de Fornos de Algodres, onde os alunos do clube colaboraram com os mais novos nas observações microscópicas, para compreenderem as características da imagem ao microscópio. Visualizaram letras, cabelos e amostras de sangue. Foi uma experiência bastante positiva, promovendo o espírito de observação e de interpretação dos “mais pequenos”. Esta atividade foi complementada com simulações de erupções vulcânicas, com cones vulcânicos construídos pelos alunos, do tipo efusivo e explosivo. Os alunos do clube ajudaram os mais pequenos a simularem a erupção efusiva com vinagre, detergente, corante e bicarbonato de sódio e a erupção explosiva com dicromato de amónio, fita de magnésio e fósforos. Todos adoraram esta atividade.

No dia 16 de dezembro, a atividade consistiu na abertura do laboratório a todos os alunos da Escola Básica e Secundária que participaram no Scape Room da escola, para o qual todos os Departamentos curriculares/ Clubes deram o seu contributo.

“Árvore de Natal Química”

"Ver o Invisível"

"Escape Room"