Rota dos 20 anos

INFORMAÇÃO

A iniciativa “Rota dos 20″ é coordenada pela ABAE | Programa Eco-Escolas, e surge como forma de assinalar os 20 anos das Eco-escolas em Portugal. Integra-se no tema mobilidade sustentável  e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva,  através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município.

A “Rota dos 20″ decorre simultaneamente em 20 regiões (distritos do continente e as duas regiões autónomas) e, simbolicamente, teve início a  22 de abril de 2015 – Earth Day | World Day of Action Eco-Schools.

Os testemunhos onde serão registadas opiniões e sugestões, percorrerão as escolas dos municípios participantes, que serão responsáveis por os passar, da forma mais sustentável que conseguirem, ao próximo município.

Objetivos da Rota Eco-Escolas  | “Rota dos 20”

• Promover uma mobilidade sustentável
  • Intervir na comunidade local identificando problemas e propondo soluções
  • Pôr em contacto as Eco-Escolas do mesmo concelho
  • Envolver os municípios na articulação da rede Eco-Escolas do seu concelho
  • Divulgar o trabalho das Eco-Escolas e dos municípios na rede internacional
  • Concretizar os Global Action Days (dias Internacionais das Eco-Escolas)

Testemunhos

Os testemunhos pretendem motivar sugestões, registar opiniões e simbolizar compromissos, em duas áreas principais:

– a mobilidade segura e sustentável no município, com especial atenção para as áreas envolventes das escolas (o pergaminho);

– o Programa Eco-Escolas em Portugal (os livros).

Participação do nosso Agrupamento / calendarização

(de 4 a 16 de dezembro)

• dia 4 de dezembro, sexta-feira

Gouveia, é o município que nos precede: serão os seus representantes que virão entregar os “testemunhos” nos Paços do Concelho, pelas 11h da manhã, aos representantes do nosso munícípio.

Serão entregues 4 testemunhos: pergaminho, Bandeira “Eco-Escolas Rota dos 20”, o Livro das Escolas e Livro dos Municípios

A Bandeira será hasteada nos paços do município durante o fim de semana

• Dia 7 de dezembro, segunda-feira

As coordenadoras Eco-Escolas e Repreentante do Município, (e, se possível, representantes dos alunos) farão entrega dos testemunhos na Escola Básica do Figueiró da Granja, pelas 10.00h da manhã.

Deixarão um conjunto de Eco-pontos como forma de incentivo à separação de resíduos para reciclagem.

• Dia 9 de dezembro, quarta-feira

Serão reencaminhados os testemunhos para o Centro Escolar de Fornos de Algodres, pelas 10.00h da manhã. (alunos do Eco-Escolas)

• Dia 11 de dezembro, sexta-feira

Entrega dos testemunhos na Escola sede do Agrupamento. “Hastear da Bandeira da Rota dos 20” (10.30h).

• Dia 16 de dezembro, quarta-feira

Passagem dos Testemunhos ao município seguinte, Celorico da Beira, junto ao limite dos 2 concelhos (Ponte de Vila Soeiro do Chão), às 14.00h.

Entrega simbólica de um testemunho do município

Deslocação em transporte disponibilizado pelo município, com envolvimento dos Eco-Estudantes de Eco-Escolas de ambos os municípios.

NOTA:

Os membros ECO-ESCOLAS, são convidados a usar a sua camisola da Brigada Verde, ou outra com o logótipo.

A Coordenação Eco-Escolas