Reabertura da Educação Pré-Escolar

Reabertura da Educação Pré Escolar

Recebemos um documento com orientações do Ministério da Educação relativas à reabertura dos Jardins de Infância a 1 de junho de 2020…

Atendendo à pertinência dos assuntos abordados é disponibilizado para consulta aqui.

Evocamos especial atenção para os seguintes pontos que compõem o documento:

• As crianças devem ser entregues à porta do estabelecimento de educação pré-escolar pelo seu encarregado de educação, ou por pessoa por ele designada, e recebidas por um profissional destacado para o efeito, evitando assim a circulação de pessoas externas no interior do recinto. (Medidas gerais – ponto 8)

• As crianças devem trocar o calçado que levam de casa por outro apenas utilizado no espaço do Jardim de Infância. Este calçado extra permanece no estabelecimento de educação, devendo ser higienizado, todos os dias, após a saída da criança. Os profissionais deverão cumprir a mesma orientação. (Organização do espaço – ponto 9)

•  Pedir aos encarregados de educação que não deixem as crianças levar de casa brinquedos ou outros objetos não necessários. (Organização do espaço – ponto 12)

• Não deve a criança permanecer no estabelecimento de educação por período superior ao estritamente necessário. (Organização dos horários – ponto 1)

•  Privilegiar, sempre que possível, o contacto com as famílias à entrada da instituição, mantendo o distanciamento físico recomendado, possibilitando que a articulação possa ser veiculada ou complementada, regularmente, via telefone ou por meios digitais, de modo a que, na adaptação a esta nova realidade, haja articulação e continuidade entre o Jardim de Infância e a família. (Práticas Pedagógicas – ponto 17)

• Nesta fase, devem-se cancelar festas e reuniões de encarregados de educação presenciais.

Ainda que não referidos diretamente nas Orientações, solicitamos:

• Que a fruta para o lanche venha previamente descascada e partida.

• Que cada criança seja portadora do seu próprio boné / chapéu, devidamente identificado.

• Que cada criança seja portadora de uma muda de roupa a permanecer no Jardim de Infância.

Cremos ter repensado e planeado a organização do ambiente educativo, tendo em conta a situação que vivemos e a especificidade de cada contexto, no respeito pelas Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (OCEPE) e em consonância com as orientações emanadas da DGS. Neste sentido, cada Jardim de Infância, terá, certamente, as suas especificidades em termos de organização, porque os espaços físicos, pela sua diferença, assim o exigem.

Se necessário, cabe a cada educador esclarecer os respetivos pais / encarregados de educação de situações de mudança consideradas pertinentes para o funcionamento do “seu” espaço educativo.

Certos que juntos… todos… e cada um de nós… conseguiremos reabrir os nossos Jardins de Infância com a segurança… tranquilidade… dedicação… afeto… que as nossas crianças nos merecem…

Reabertura da Educação Pré-Escolar

Fornos de Algodres, 28 de maio de 2020