Projeto Bio Escolas

O projeto Bio Escolas é um projeto financiado pela 5ª edição do Prémio Solidário BPI e Fundação La Caixa 2020 e que prevê a realização, ao longo do ano letivo 2020/21, de atividades de contacto com a natureza, em contexto escolar.

A Associação Tempos Brilhantes em parceria com o CLDS 4G Servir Fornos de Algodres e o Município de Fornos de Algodres são responsáveis pela conceção, operacionalização e apoio logístico ao projeto.

Este projeto tem como objetivos:

-Incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis através da experimentação de atividades de contacto com a natureza.

-Estreitar a ligação das crianças e jovens à natureza, apoiada em práticas de respeito, proteção e promoção da sustentabilidade ambiental.

-Promover a valorização das atividades ligadas à exploração e produção agrícola, que constitui um meio de subsistência para um número significativo de famílias no concelho.

-Expandir os conhecimentos dos alunos sobre práticas básicas de cultivo e exploração agrícola.

Semanalmente, os alunos com necessidades específicas do 3ºciclo e ensino secundário e os alunos do 9ºC – Curso de Educação e Formação de Empregado de Restaurante /Bar têm realizado várias atividades ligadas à exploração e produção agrícola. Os alunos envolvidos têm realizado sementeiras e acompanhado a sua evolução; têm participado na reciclagem de matéria orgânica (de cozinha, do jardim…) realizada através de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante rico em nutrientes, a que se chama composto e têm colaborado na construção de um minhocário que é uma ferramenta importante para a diminuição do lixo orgânico. O húmus, principal produto do minhocário, é uma substância muito rica em nutrientes para plantas e essencial para a vida na Terra.

A participação dos alunos com necessidades específicas no Projeto Bio Escolas é parte integrante do plano individual de transição de sete dos nove alunos envolvidos e é articulado com as atividades de desenvolvimento de competências específicas, dinamizadas no centro de apoio à aprendizagem.

Vê o vídeo aqui »