PARLAMENTO JOVEM

Parlamento Jovem

No dia 26 de fevereiro, decorreu a sessão distrital do Parlamento Jovem da Guarda, em Pinhel, com a presença dos deputados eleitos das escolas que participaram no projeto, entre as quais, a nossa escola.

Os deputados eleitos pelo agrupamento de escolas de Fornos de Algodres, Rodrigo Sousa, Adriana Costa, Duarte Nunes, Ana Raquel Vaz e Rodrigo Lopes, souberam apresentar e defender as medidas levadas à sessão distrital com intervenções de grande brilhantismo do deputado Rodrigo Sousa na qualidade de porta-voz do grupo.

As propostas de resolução incidiram sobre a poluição dos oceanos pelos resíduos plásticos, que através das bacias e das redes hidrográficas, desembocam nos oceanos e afetam a vida marinha e a atividade piscícola e, consequentemente, a saúde humana, ao ponto do pescado se encontrar muito contaminado com partículas microplásticas. Perante este grave problema ambiental, para o qual urgem soluções, os jovens deputados apresentaram propostas que depois de debatidas, foram sufragadas nesta sessão e que, por sua vez, serão apresentadas na sessão nacional que decorrerá nos dias 6 e 7 de maio, na Assembleia da República, com a presença dos deputados da nossa escola, Rodrigo Sousa e Adriana Costa e o jornalista responsável por realizar a reportagem e a cobertura do evento, Duarte Nunes.

Para além do agrupamento de escolas de Fornos de Algodres, também foi eleita para a sessão nacional a escola secundária da Sé, da cidade da Guarda, que representarão as escolas do distrito da Guarda nesta sessão nacional.

Certos de que os deputados representantes do distrito da Guarda estarão à altura da sua responsabilidade na sessão nacional com o brilhantismo já demonstrado na sessão distrital, desejamos que consigam honrar a função nobre parlamentar na chamada casa da democracia e que as medidas aprovadas consigam ajudar a resolver o grave problema ambiental de que padecem os oceanos.