Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário

Projeto PARLAMENTO DOS JOVENS no AEFA

Refere o Perfil dos Alunos À Saída da escolaridade Obrigatório (PASEO) que:

“Todas as crianças e jovens devem ser encorajados, nas atividades escolares, a desenvolver e a pôr em prática os valores (…) a seguir enunciados.

Responsabilidade e integridade – (…) saber agir eticamente (…) ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.

• Excelência e exigência – (…) ter consciência de si e dos outros; (…) e ser solidário para com os outros.

Curiosidade, reflexão e inovação – (…) desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; (…)

Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos, (…) ser interventivo (…)

Liberdade – Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.”

Neste contexto, parece-nos que este projeto, à semelhança de tantos outros que são sucessivamente implementados no AEFA, respondem em absoluto ao desígnio da Educação do Século XXI. Assim, este ano letivo, o tema a desenvolver Fake News: o impacto da desinformação na democracia” foi explorado, ao longo da última semana, com os alunos do ensino secundário em sessões de sensibilização promovidas pelo professor bibliotecário, Pedro Freitas. No dia 17/12/2021, o deputado da Assembleia da República, Dr. Santinho Pacheco, esteve presente para mais um debate interessante. Um agradecimento especial pela presença e contributo ao Eng.º Bruno Costa (Autarquia), à Eng.ª Ana Roque (Representante da Associação de Pais) e, naturalmente, aos alunos do AEFA. Em janeiro, seguem-se as restantes etapas. Boas Festas!