Palestra motivacional

Palestra motivacional para alunos

Integrada na comemoração do dia cultural, realizou-se no auditório da Escola sede do Agrupamento durante toda a manhã uma palestra motivacional para alunos do 9º ano e secundário. Com a colaboração e apoio na logística de uma ex-aluna do Agrupamento Débora António, finalista do curso de Engenharia Biomédica, foi possível organizar a vinda de Lisboa à nossa vila, do palestrante Dr. Pedro Marinho para realização de uma palestra motivacional.

Pretendeu, como referido na sua introdução, trazer “mensagens inspiradoras e motivacionais para que os alunos se possam tornar pessoas mais conscientes do mundo real e que com isso venham a tomar melhores decisões e melhores escolhas para o seu futuro”.

Como no início da apresentação da palestra referi, tudo o que fazemos é pelos nossos alunos e tudo o que pudermos concretizar para que se sintam bem na nossa escola fá-lo-emos, angariando os recursos necessários para a sua concretização.

O Dr. Pedro Marinho apresentou como objetivos principais da palestra:

• Fazer chegar verdadeiramente esta informação aos seus interiores, através do dom da palavra;
  • Apresentar estes temas tão importantes por forma a que cada um aprenda a dar o melhor de si;
  • Ajudar a tomar decisões mais conscientes e responsáveis;
  • Aprender um conjunto de ferramentas e práticas que possam fazer a diferença na sua vida em diversos aspetos;
  • Fazer da escola um lugar mais apetecido, melhorar a relação com os professores e colegas;
  • Despertar a curiosidade e a vontade de aprender, de ler, de ouvir de ensinar e partilhar.

Ao longo da manhã e com um intervalo de 20 minutos seguiu uma sequência de abordagem de conteúdos, que a seguir se resume:

• Apresentação e introdução do orador;
  • Gestão de objetivos;
  • Gestão da carreira;
  • Gestão financeira;
  • Gestão emocional;
  • Despedida e recomendações finais.

Como em determinado momento o orador referiu, este ano lançou a página no Facebook, PMTM.Education onde está a obter um grande sucesso, sugerindo aos alunos o acompanhamento da página.

Como as imagens ilustram, a palestra foi acompanhada com atenção e bastante interativa, tendo recolhido muito boas opiniões de alunos que solicitaram a repetição num futuro próximo.

A todos os envolvidos, organização, palestrante, alunos, professores,… o nosso agradecimento e desejo que a dinâmica de participação continue.

O Diretor

Artur Oliveira