Ex-aluna Sílvia Moreira, de Parabéns!

Corria o ano letivo de 2008/2009 quando, a convite da recém-nascida Confraria da Urtiga, os alunos da turma A de 12º ano e do 1º Ano do Curso de Arte Floral foram desafiados a um levantamento sobre os usos e costumes da utilização das plantas, junto da população do concelho.

Na altura foi aplicado um inquérito formal com a colaboração das docentes do AEFA Fernanda Cunha, Catarina Flor Sousa e Lurdes Sampaio e com a colaboração da Dr.ª Ana Maria Carvalho do Instituto Politécnico de Bragança.

Na centena de plantas referidas e “investigadas”, destacou-se a URTIGA, para alguns amaldiçoada, mas para muitos outros bem-amada, nomeadamente para a Sílvia Moreira, à data aluna do 12º ano e, a partir de 28 de fevereiro de 2020, recém doutorada, já que foi esta a planta que mais investigou no seu trabalho de doutoramento, permitindo, assim, que a urtiga e o AEFA, chegassem mais longe!

Seguindo o programa doutoral de Ciência e Tecnologia Alimentar e Nutrição, partilhado entre três Instituições (Universidade de Aveiro, Universidade Católica Portuguesa do Porto e a Universidade do Minho), no trabalho desenvolvido entre o Departamento de Química da Universidade de Aveiro e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto, a Doutorada Sílvia Moreira, apresentou os resultados do seu trabalho de investigação sobre novas técnicas de extração de biomoléculas com atividades biológicas utilizando Segurelha e… Urtiga!!!

Aqui registamos as nossas felicitações à jovem doutorada e corroboramos as suas características de trabalho, dedicação, clareza de expressão e de entrega ao trabalho académico, sem descorar a sua dedicação a outros projetos de cariz cívico (como os que desenvolve na JMV ou no Agrupamento de Escuteiros de Fornos de Algodres!), aspetos amplamente reiterados pelo coletivo de arguentes.

A Sílvia é uma das muitas provas provadas por ex-alunos do AEFA que nem só de trabalho “marrado” poderá viver o bom aluno, mas, e sobretudo, da sua capacidade de resiliência, dedicação, pesquisa e… muita atenção ao mundo que o rodeia.

PARABÉNS Dra. Sílvia Moreira e MUITO OBRIGADA pelo excelente testemunho de vida que a todos dás!