Curso Profissional Técnico de Redes Elétricas

Visita de estudo ao Centro de Formação da Visabeira

No dia 11 de Outubro, sexta-feira, por volta das 9 horas da manhã os alunos do Curso Profissional Técnico de Redes Elétricas deslocaram-se ao Centro de Formação da Visabeira, em Viseu. A chegada foi por volta das 9 horas e 40 minutos. Fomos recebidos pelo engenheiro responsável da visita.

Antes de começar foram disponibilizados equipamentos de EPI, nomeadamente, capacetes para segurança individual.

Inicialmente foi possível observar uma linha de média tensão de simulação (sem tensão) para trabalhar/aprender sem ser preciso estar no topo dos postes e em segurança. Observamos os métodos de como isolar as partes metálicas de um poste aquando da manutenção.

Houve ainda a possibilidade de observar os procedimentos de segurança utilizados em trabalho em altura, mais concretamente em subida de postes de betão, madeira e escadas.

Seguidamente os alunos assistiram a trabalhos em tensão numa linha de média tensão real. Puderam visualizar as ações a ter em conta na mudança de isoladores da linha.

Os alunos aprenderam a delimitar uma área de trabalho em TET e sobre como trabalhar em manutenção de linhas de média tensão, bem como as regras de segurança adequadas.