COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE ETWINNING

Escolas de dois países europeus (Agrupamento de escolas de Fornos de Algodres, em Portugal, e Zespol Szkol Spolecznych, na Polónia) vão dar a conhecer caraterísticas físicas e humanas dos seus países e dos seis países fundadores da União Europeia. No âmbito gastronómico, a escola portuguesa vai procurar angariar fundos para doar a uma Organização Não Governamental (ONG) de ajuda ao desenvolvimento e construir um puzzle on-line com o logótipo do eTwinning.

Objetivos: conhecer especificidades físicas e humanas de diferentes continentes; conhecer e compreender a inserção de Portugal na União Europeia; compreender soluções que permitam atenuar os contrastes de desenvolvimento; reconhecer as vantagens da cooperação internacional na ajuda ao desenvolvimento; contribuir para uma organização de ajuda ao desenvolvimento.

Língua de Comunicação: inglês (entre as duas escolas), português (na escola portuguesa) e polaco (na escola da Polónia).

Áreas Curriculares: Geografia; Inglês; Curso Profissional de Cozinha; Educação Especial.

Faixa Etária dos Alunos: 14 a 17 anos

Ferramentas TIC a utilizar: Portal eTwinning; GooglePlus; Skype; Wordlenet; PowToon; Stickymoose; jigsawplanet.com; etc.

Metodologia de Trabalho: A escola da Polónia vai enviar por e-mail receitas culinárias que serão confecionadas pelos alunos da área de cozinha e pastelaria, cuja venda à comunidade educativa constituirá um donativo para a ONG. À confeção da gastronomia polaca será acrescentada a confeção de produtos de alguns dos seis países fundadores da Comunidade Europeia. Serão enviados, por pacote postal, para a escola da Polónia, produtos regionais portugueses. No dia 7 de maio, os alunos da escola portuguesa serão recebidos ao som do hino da União Europeia. No final da manhã, por videoconferência via Skype, alunos das duas escolas farão uma degustação conjunta e comentarão colaborativamente as suas experiências no âmbito deste projeto. A apresentação por videoconferência à escola da Polónia, dos produtos portugueses que receberam, será feita em inglês por alunos vestidos com trajes tradicionais portugueses. Na escola portuguesa, seis casais de alunos vão vestir trajes dos seis países fundadores e apresentam à comunidade escolar o produto do respetivo país, confecionado pelos alunos da área de cozinha e pastelaria. Na escola portuguesa, o espaço onde estarão à venda os produtos anteriormente mencionados será decorado com as bandeiras dos seis países fundadores. Os alunos foram ainda desafiados a criar um logótipo desta atividade a ser disponibilizado on-line em forma de puzzle. Ao exposto acresce uma exposição com informação acerca da União Europeia. As fotos desta atividade serão divulgadas nas redes sociais. Será elaborado um vídeo de sensibilização à comunidade para participar na atividade. Na semana seguinte, utilizar-se-á o Stickymoose com os alunos envolvidos para aferir os conhecimentos adquiridos.

Resultados Esperados: O projeto será registado e divulgado no Portal eTwinning. Angariação de fundos para doação a uma ONG. Criação de uma área numa rede social com registos da atividade. Puzzle com o logótipo do eTwinning. Logótipo da atividade.