Bio Escolas – 3º Período

Ao longo do 3ºperíodo, foi dada continuidade ao trabalho e às atividades implementadas, ao longo dos períodos precedentes. Os alunos colaboraram no desenvolvimento de várias atividades, nomeadamente, sementeiras e plantações, na horta pedagógica da Escola Básica de Fornos de Algodres; participaram na sessão de empreendedorismo dinamizada pela Dra. Joana Santos, técnica do CLDS 4G; envolveram-se na realização de uma exposição com diferentes suportes de apresentação; replicaram as atividades com a turma B do 5ºano e colaboraram na venda de produtos no Mercado Bio Escolas, inserida na Feira de Educação e Emprego, realizada no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

No âmbito da disciplina de Português, os alunos do 5ºB relataram o acontecimento vivenciado da seguinte forma:

«Na quarta-feira, dia 9 de junho, a turma do 5º B da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres, situada no distrito da Guarda, participou nas atividades do projeto Bio Escolas, que tem com principal objetivo motivar os alunos para a importância da agricultura.

Durante o workshop os alunos observaram como elaborar um minhocário, para o qual só é necessário um frasco de vidro, um pouco de terra e uma minhoca; aprenderam também os diferentes passos da compostagem, que consideram não muito complicada, pois é só misturar numa caixa paus, erva, cascas e esperar; passado um tempo, serve para fertilizar as plantas e as árvores. Aprenderam ainda as técnicas de semear em vasos, transplantar e estacaria.

Todos consideraram a atividade bastante interessante, porque não só aprenderam coisas novas, mas também perceberam a importância da agricultura para o seu futuro e disseram abertamente que gostariam de repetir a experiência.»

Para veres mais entra aqui » Projeto Bio Escolas 3ºperíodo