{tab Missão }
“Por uma escola de Valores – Educar para a Cidadania.”
{tab Valores fundamentais }
A Comunidade Educativa é constituída por alunos, pais/encarregados de educação, representantes do poder autárquico, económico, social e cultural e demais colaborantes no processo de formação integral dos nossos alunos.
O Projeto Educativo atua em função da realidade da nossa Comunidade Educativa, como organizador da diversidade que a compõe, orientando o sentido da ação educativa e afirmando a sua autonomia. Para tal, foram criadas metas adequadas às exigências da nossa comunidade escolar, que assume:
- A escola como comunidade de aprendizagens e espaço de socialização, constituída por pessoas com formações, capacidades, conhecimentos e interesses diversificados e com um espaço de intervenção ética e cívica.
- A educação como um processo complexo e participado de construção de cidadania, através do desenvolvimento de competências, integrando saberes, conhecimentos, capacidades, valores e atitudes.
- O currículo que integra tudo o que de significativo os alunos aprendem na escola, as aprendizagens realizadas e as competências adquiridas.
- A aprendizagem como construção pessoal e significativa do aluno, enquanto sujeito da sua própria aprendizagem.
- Os alunos como pessoas com uma identidade própria, autónomas e responsáveis, com projetos de vida diversificados e construtores das suas aprendizagens.
- Os professores como profissionais autónomos e responsáveis, empenhados no seu desenvolvimento profissional e na fomentação de condições facilitadoras de sucesso escolar e educativo dos seus alunos.
- A promoção, empenhada e cooperativa, dos valores de autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito mútuo.
{tab Finalidades }
Promover uma real igualdade de oportunidades que permita a formação integral e o sucesso educativo de todos os alunos;
- Melhorar a qualidade de vida na escola, nomeadamente no que se refere às condições de trabalho e de lazer e às relações de convivialidade, de alunos, professores e pessoal não docente;
- Criar condições facilitadoras de um verdadeiro trabalho de colaboração entre os profissionais na sua área de intervenção específica, e entre estes e todos os elementos da Comunidade Educativa;
- Favorecer a reorganização e desenvolvimento da escola, a sua capacidade de interacção com a comunidade e a sua autonomia;
- Assegurar a formação escolar prevista para os diferentes níveis de ensino, tendo em conta os interesses e características de cada aluno e o seu contexto cultural e social;
- Assegurar a formação dos alunos tendo por base os valores promotores de uma sociedade mais humana.
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