Conselho Nacional de Educação

O Conselho Nacional de Educação (CNE) pretende realizar um estudo sobre escolas que, tendo em conta o contexto de origem dos seus alunos, obtêm resultados que ultrapassam os valores esperados.

Neste âmbito foram convidados para, no passado dia 17 de maio entre as 12h15 e as 13h50, participar numa Audição a realizar no CNE quatro atores que intervêm no 3º ciclo, no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres : diretor (Artur Oliveira), coordenadora DT do 3º ciclo (Manuela Loureiro), diretora de turma do 8ºA (Dulce Freire) e encarregado de educação de um aluno do 3º ciclo (Presidente da APEE- Ana Roque).

No período destinado à Audição cada um dos convidados teve ao seu dispor um período de tempo para apresentar a sua opinião sobre um conjunto de aspetos que permitiram caracterizar a atividade do Agrupamento nomeadamente no que se refere a:

Gestão e organização

Lideranças e estruturas intermédias

Tempos e turmas

Monitorização e acompanhamento

Visão e missão

Pessoal docente e não-docente

Estabilidade/rotatividade e faixa etária

Trabalho colaborativo e articulação

Formação

Redes e parcerias

Autarquias e empresas

Alunos, famílias e comunidade

Escolas

Intervenção/plano de ação

Antecipação de oportunidades a partir de fatores de risco

Integração e educação inclusiva

“Dar voz aos alunos” – Participação nos órgãos e nas dinâmicas escolares

Metodologias centradas no aluno

Estratégias de combate ao insucesso e abandono escolar

Tutorias

Psicologia e orientação escolar/vocacional

Estratégias para reforçar a confiança e autoestima dos alunos

Promoção de comportamentos saudáveis

No período destinado à Audição, cada um dos intervenientes focou-se nos aspetos acima enunciados que considerou mais relevantes e seguiu-se uma fase de perguntas e respostas, destinadas a clarificar ou detalhar alguns dos aspetos abordados para a caracterização do Agrupamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Artigos Recentes