O Conselho Nacional de Educação (CNE) pretende realizar um estudo sobre escolas que, tendo em conta o contexto de origem dos seus alunos, obtêm resultados que ultrapassam os valores esperados.
Neste âmbito foram convidados para, no passado dia 17 de maio entre as 12h15 e as 13h50, participar numa Audição a realizar no CNE quatro atores que intervêm no 3º ciclo, no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres : diretor (Artur Oliveira), coordenadora DT do 3º ciclo (Manuela Loureiro), diretora de turma do 8ºA (Dulce Freire) e encarregado de educação de um aluno do 3º ciclo (Presidente da APEE- Ana Roque).
No período destinado à Audição cada um dos convidados teve ao seu dispor um período de tempo para apresentar a sua opinião sobre um conjunto de aspetos que permitiram caracterizar a atividade do Agrupamento nomeadamente no que se refere a:
Gestão e organização Lideranças e estruturas intermédias Tempos e turmas Monitorização e acompanhamento Visão e missão Pessoal docente e não-docente Estabilidade/rotatividade e faixa etária Trabalho colaborativo e articulação Formação Redes e parcerias Autarquias e empresas Alunos, famílias e comunidade Escolas Intervenção/plano de ação Antecipação de oportunidades a partir de fatores de risco Integração e educação inclusiva “Dar voz aos alunos” – Participação nos órgãos e nas dinâmicas escolares Metodologias centradas no aluno Estratégias de combate ao insucesso e abandono escolar Tutorias Psicologia e orientação escolar/vocacional Estratégias para reforçar a confiança e autoestima dos alunos Promoção de comportamentos saudáveis No período destinado à Audição, cada um dos intervenientes focou-se nos aspetos acima enunciados que considerou mais relevantes e seguiu-se uma fase de perguntas e respostas, destinadas a clarificar ou detalhar alguns dos aspetos abordados para a caracterização do Agrupamento. |