Workshop de montagem, programação e robótica

No passado dia 2 de maio, as turmas dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade, no âmbito da disciplina de programação tiveram a oportunidade de participar num workshop de montagem, programação e robótica, dinamizado pelo CCTIC de Viseu. Este evento educativo, realizado na Sala Bill, contou com a utilização dos robôs mBot e VinciBot, proporcionou aos estudantes uma experiência prática e inovadora no campo da tecnologia e robótica.
Durante o workshop, os alunos aprenderam a montar o robô mbot, seguindo instruções detalhadas e desenvolvendo habilidades manuais e de raciocínio lógico. De seguida, passaram para a fase de programação, onde utilizaram as plataformas de codificação amigáveis para criar comandos que permitiram aos robôs realizar diversas tarefas, desde movimentações simples até ações mais complexas.
Os robôs mBot e VinciBot foram escolhidos pelas suas características educacionais e versatilidade, que permitiram aos estudantes explorar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de forma interativa e divertida. A atividade não só estimulou o interesse pela robótica e programação, mas também promoveu o trabalho em equipa e a criatividade entre os alunos.