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Equipa de Avaliação Interna e Gestão da Qualidade (EAIGQ)

 

O Espaço da Equipa de Avaliação Interna e Gestão da Qualidade (EAIGQ) é dedicado à divulgação alargada dos resultados decorrentes do processo de gestão da qualidade e melhoria contínua do Agrupamento, operacionalizado pela Equipa de Autoavaliação (EAA) e pela equipa EQAVET (dedicada especificamente às práticas de gestão em educação e formação profissional), em alinhamento com o planeamento estratégico institucional.

 

É disponibilizada aqui, para consulta, toda a documentação referente à atuação específica da equipa EAA e da equipa EQAVET.

 

 

Equipa de Autoavaliação do AEFA

A autoavaliação define-se como um instrumento fulcral à promoção da qualidade educativa e à melhoria da qualidade das organizações escolares. A lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, designada por “Lei do Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino não Superior”, preconiza um sistema de avaliação que inclua a “avaliação externa” e a “autoavaliação”, sendo esta articulada com a primeira. 

O artigo 6º da referida lei, baseia o processo de autoavaliação nos princípios seguintes: 

  • Avaliação do “grau de concretização do projeto educativo e modo como se prepara e concretiza a educação, o ensino e as aprendizagens das crianças e alunos, tendo em conta as suas características específicas”; 
  • Avaliação do “desempenho dos órgãos de administração do agrupamento, abrangendo o funcionamento das estruturas escolares de gestão e de orientação educativa, o funcionamento administrativo e a gestão dos recursos”; 
  • Avaliação do “nível de execução de atividades proporcionadoras de climas e ambientes educativos capazes de gerarem as condições afetivas e emocionais de vivência escolar propícia à interação, à integração social, às aprendizagens e ao desenvolvimento integral da personalidade das crianças e dos alunos”; 
  • Avaliação do “do sucesso escolar, avaliado através da capacidade de promoção da frequência escolar e dos resultados do desenvolvimento das aprendizagens escolares dos alunos em particular dos resultados identificados através dos regimes em vigor de avaliação das aprendizagens”; 
  • Promoção “de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa”. 

Plano de ação da equipa de autoavaliação


Documentos da EAA


  «Relatório de autoavaliação» o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo, à avaliação das atividades realizadas pelo agrupamento de escolas e da sua organização e gestão, designadamente no que diz respeito aos resultados escolares e à prestação do serviço educativo.

Equipa EQAVET

 

 Sistema de garantia da qualidade na educação e formação profissional

“Quadro de Referência Europeu”

                                                   saber mais 

 

 

 

 

 

A Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres está a implementar, desde setembro de 2019, um sistema de garantia de qualidade para a educação e educação profissional(EFP) em alinhamento com o Quadro EQAVET, tendo por base a missão, visão e valores do Agrupamento, enquadrados no nosso Projeto Educativo.

 

Este sistema implica o estabelecimento de critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam procedimentos de monitorização regulares e envolvem mecanismos de avaliação interna e externa, num processo contínuo de ajustamento e melhoria que pressupõe uma forte articulação entre os diferentes stakeholders - decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, docentes/profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais.

Um ano depois de iniciado o processo de alinhamento, decorreu o processo de verificação da conformidade EQAVET, através da visita de uma Equipa de Peritos à Escola, que resultou na atribuição do Selo de Conformidade EQAVET, pelo período máximo previsto, que corresponde a três anos.

No prosseguimento deste processo de alinhamento, a partir dos objetivos estratégicos definidos para a gestão da EFP e alinhados com os objetivos estratégicos do Agrupamento, continuaremos a implementar e aperfeiçoar as nossas práticas de monitorização e análise/reflexão partilhadas com stakeholders internos e externos, numa cultura de melhoria contínua, transparência de comunicação e proximidade entre os diversos elementos da nossa comunidade.

 


 Documentos EQAVET

  • Atribuição do selo de conformidade EQAVET - ver
  • Guia de orientações do ensino profissional - ver - atualizado em 2019 - ver
  • Plano anual de atividades (PAA) - ver (aceder como visitante)
  • Relatório do PAA - 19/20 - 20/21
  • Relatórios Erasmus +: Projeto CLIL in VET - Projeto 4 C 
  • Projeto STEP 1 - 19/2020/21 
  • Relatório STEP 1: 11ºB 19/20 - 12ºB 19/20 - 12ºB 20/21
  • Projeto EQAVET do AEFA - ver
  • Relatório do operador - ver
  • Relatório de progresso anual - 1º relatório 2º relatório -  3º relatório 

Dados recolhidos EQAVET

Inquéritos de satisfação:

  • Alunos pré-FCT - ver
  • Alunos pós-FCT - ver
  • Alunos diplomados - ver
  • Encarregados de educação pré-FCT - ver
  • Encarregados de educação pós-FCT - ver
  • Encarregados de educação diplomados - ver
  • Entidades parceiras - ver

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