ERASMUS +

Dates:  7 07e junho - 12 12e junho

Erasmus+ aprova projeto do AEFA para a formação de professores em contexto europeu

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação aprovou, na passada semana, o projeto “TODOS Cont@m / ALL are Import@nt”,apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres (AEFA) ao concurso de 2015. Este projeto será desenvolvido durante dois anos, entre junho de 2015 e junho de 2017, sustentado pela mobilidade de docentes para fins de aprendizagem e cooperação entre diferentes atores do espaço educativo europeu com vista à inovação e ao intercâmbio de boas práticas, adequando procedimentos para uma escola ainda mais inclusiva.

Hoje, dia 7 de junho de 2015, data em que se inicia formalmente o projeto "TODOS Cont@m", faz 21 anos a Declaração de Salamanca que tem uma importância vital no aprofundamento de uma perspetiva de “educação para todos”. Vale a pena recordar o seu preâmbulo: “(...) as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas se devem adequar através duma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades, (...) as escolas regulares, seguindo esta orientação inclusiva, constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos (...)". O Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres não desenhou apenas um projeto de mobilidade para a formação de professores em contexto europeu. As mobilidades, imprescindíveis ao projeto, fazem parte de um ideal mais amplo - "TODOS Cont@m" - que ao longo de dois anos tem a visão estratégica de colocar o AEFA como uma referência no mapa das Escolas Inclusivas no espaço europeu.