RoboParty 2015

Date: 19 19e março 00:00

Os alunos do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, estiveram presentes na RoboParty 2015 que decorreu entre os dias 19 e 21 de março. A RoboParty consiste num evento pedagógico, dinamizado pela universidade do Minho em Guimarães, onde os participantes aprendem a construir robôs móveis autónomos, de forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. Em simultâneo decorrem outras atividades lúdicas como desporto, música, internet, jogos, festas, etc.

Com a participação nesta atividade pretendeu incentivar-se nos alunos o interesse pela robótica, dar a conhecer conceitos básicos de programação e possibilitar a troca de conhecimentos e experiências com os outros participantes.

No primeiro dia foi distribuído um kit com todos os componentes necessários para a construção do robô (o bot’n roll one A), que no final do evento fica para as equipas participantes, neste caso para a escola.

A montagem do robô é feita em três fases (mecânica, eletrónica e programação). Na primeira fase procede-se à montagem mecânica da estrutura do robô (fixação dos motores e das rodas); seguidamente soldam-se os componentes eletrónicos na placa de circuitos impressos e por fim, depois dos testes elétricos, procede-se à programação que dá “vida” ao robô para a participação nas provas de demonstração.

Siga os “links” seguintes para ver os vídeos e fotografias da participação das equipas do AEFA na RoboParty 2015.

1 - Vídeos

2 - Fotografias

3 - Prova de dança

Se pretender saber mais sobre a RoboParty, pode ver aqui.