Artigos

Provas de Equivalência à Frequência e Provas Finais Nacionais e Exames Nacionais

O despacho n.º 8056-A/2013 do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário refere:

1 — Todos os alunos do ensino secundário que no dia 17 de junho de 2013 não realizaram o exame nacional de Português (639) e os exames nacionais de Português Língua Não Materna, nível inicial e intermédio, podem realizar os exames referidos, ainda na 1.ª fase, no dia 2 de julho de 2013, às 9:30h, não necessitando efetuar qualquer inscrição adicional.
2 — As pautas referentes às classificações do exame nacional de Português (639) e dos exames nacionais de Português Língua Não Materna, nível inicial e intermédio, realizados no dia 17 de junho de 2013, bem como dos exames referidos no número anterior, a realizar no dia 2 de julho de 2013, deverão ser afixadas no dia 12 de julho de 2013.
3 — Todos os alunos do ensino básico que no dia 17 de junho de 2013 não realizaram as provas finais de ciclo de Português Língua Não Materna, nível inicial e intermédio, podem realizar as provas referidas, ainda na 1.ª chamada, no dia 2 de julho de 2013, às 9:30h, não necessitando efetuar qualquer inscrição adicional.
4 — A 1.ª chamada das provas finais de Matemática dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico é alterada para a seguinte data:
a. Prova final de Matemática (62) do 2.º ciclo — dia 26 de junho, às 9:30h;
b. Prova final de Matemática (92) do 3.º ciclo — dia 26 de junho, às 14:00h.

De acordo com o ponto 4 da mensagem n.º 8 do Júri Nacional de Exames, “No que diz respeito às disciplinas sem oferta de prova final ou exame nacional, e em caso de não aprovação na avaliação do 3.º período, os alunos podem requerer prova de equivalência à frequência. Caso não seja possível a atribuição da avaliação interna a estes alunos, a escola, dentro da sua autonomia, deve adotar todas as medidas necessárias no sentido de reajustar o calendário de realização das provas de equivalência à frequência de acordo com as circunstâncias”, vimos informar que todas as provas de equivalência à frequência foram adiadas até à atribuição de avaliação interna.

Assim, procederemos à elaboração de um novo calendário para as provas de equivalência à frequência que será divulgado nos sítios usuais na escola sede e nesta página da internet.