Critérios de avaliação

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

Os critérios gerais de avaliação foram definidos em Conselho Pedagógico e incidem sobre os seguintes domínios:

– Conhecimentos e competências adquiridos no âmbito dos objetivos programáticos de cada disciplina;

– Domínio da língua portuguesa na comunicação oral e escrita;

– Atitudes e capacidades desenvolvidas, tais como:

Participação e colaboração na aula:

  • Colaboração nos trabalhos propostos
  • Apresentação dos trabalhos de forma organizada
  • Relacionamento com os outros

Noção de responsabilidade:

  • Pontualidade
  • Assiduidade
  • Cuidado com o material e meio envolvente

Nomenclatura dos testes

1.º, 2.º e   3.º Ciclos

SECUNDÁRIO

Percentagem

Nomenclatura

( 0 a   200 pontos)

Nomenclatura

0 - 19%

Insuficiente Menos

0 – 44

Mau

20 - 49%

Insuficiente

45 – 94

Medíocre

50 - 69%

Suficiente

95 – 134

Suficiente

70 - 89%

Bom

135 – 174

Bom

90 - 100%

Muito Bom

175 – 200

Muito Bom

     Nota: No 1.º, 2.º e 3.º   Ciclos esta classificação pode ser completada por um comentário descritivo.

     No secundário, à frente   da nomenclatura, colocam-se os valores obtidos (0-20).

Critérios Específicos do Pré-Escolar

A educação Pré-escolar dada a sua especificidade, não se baseia em critérios de avaliação sumativa/quantitativa, seguindo as indicações preconizadas nas Orientações Curriculares para  Educação Pré-escolar. 

Como tal, é uma avaliação formativa/formadora, que não tem como finalidade a classificação das aprendizagens, mas a valorização das mesmas, as diversas formas de aprender e os progressos efetuados pelas crianças.

O educador utiliza diversos instrumentos pedagógicos de observação sistemática, do que a criança sabe e compreende, o que é capaz de fazer, quais os seus interesses, tendo em conta diferentes momentos, dias e espaços. 

Esta avaliação serve também para que o educador planeie a sua intervenção na organização do ambiente educativo, dos materiais a utilizar e estratégias a seguir. 

A  avaliação  da criança/grupo é transmitida/partilhada com os pais, nos contactos diários  e com caracter mais formal, no final de cada trimestre, numa ficha de avaliação/registo elaborada em conselho de docentes  para toda a educação Pré-escolar. 

Critérios específicos do Departamento de Línguas

  • Substrutura de Língua Portuguesa:

5º Ano de escolaridade » 7º Ano de escolaridade » 10º Ano de escolaridade;

Restantes anos de escolaridade

Oficina da Leitura

  • Substrutura de Línguas Estrangeiras

Francês

5º Ano de escolaridade » 7º Ano de escolaridade » 10º Ano de escolaridade;

Restantes anos de Escolaridade

Inglês

5º Ano de escolaridade » 7º Ano de escolaridade » 10º Ano de escolaridade;

Restantes anos de escolaridade

Critérios específicos do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

  • Substrutura de Português e Estudos Sociais/História do 2.º ciclo, História, Geografia, Filosofia e EMRC.

História e Geografia de Portugal - 2º CEB » História 3º Ciclo » História secundário

GeografiaGeografia secundário » Oficina da Cidadania

Área de Integração

10º Ano de escolaridade;

Filosofia e Psicologia » Sociologia

Educação Moral e Religiosa Católica

  • Substrutura de Economia e Contabilidade

- Economia C » Economia - Profissional » Economia - Profissional Restauração » Área Técnica de Restauração

Critérios específicos do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

  • Substrutura de Matemática e Informática

Matemática

5º Ano de escolaridade » 7º Ano de escolaridade» 10º Ano de escolaridade;

Matemática Ensino Regular » Matemática Curso Profissional » Oficina dos Números » 

Eletrotécnia e Informática;

  • Substrutura de Ciências Naturais, Biologia e Geologia

5º Ano de escolaridade » 7º Ano de escolaridade» 7º Ano de escolaridade PCA » 10º Ano de escolaridade;

- Restantes anos de escolaridade 

7º Ano de escolaridade » 10º Ano de escolaridade;

Restantes anos de escolaridade

Critérios específicos do Departamento de Expressões

Educação Musical » EVT, EV E ET (2º CEB) » Educação Visual » Educação Tecnológica

Style Setting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %